quinta-feira, 19 de maio de 2011

Qual a importância do ásana?

O Yoga ensina que o objectivo da vida de cada um de nós é percorrer o caminho interior da alma oferecendo-nos as ferramentas e meios para o atingir. Devolver a simplicidade e a paz à mente, libertá-la da angústia e confusão é o seu propósito. Esta sensação de calma advém da prática de ásanas e pranayama. 
A prática de ásanas purifica o corpo, serena as inquietudes no corpo, fortalece ossos, músculos, corrige postura, melhora respiração e aumenta a energia. As ásanas reavivam a circulação sanguínea do corpo, purgando-o de doenças e toxinas, resultantes de um estilo de vida irregular, de hábitos pouco saudáveis e de má postura. A prática regular de alongamentos, torções, flexões e inversões restitui força e vitalidade ao corpo. Para uma boa saúde as articulações, os tecidos, os músculos, as células, os nervos, as glândulas e todos os sistemas do corpo devem estar num estado de perfeito equilíbrio e harmonia. Um corpo não saudável tende a albergar uma mente inerte, apática, indolente. É a pratica de yoga que retira a mente deste estado de indolência e a conduz a um estado mais activo.
 As ásanas fortalecem o metabolismo, a circulação linfática e a secreção hormonal, repondo o equilíbrio químico do corpo. Ainda estimula e modifica a atitude emocional, convertendo apreensão em coragem, indecisão e incompreensão numa capacidade positiva de empreendimento e a instabilidade emocional em confiança e equilíbrio mental. 
De referir que um ásana não é um mero exercício físico, não é a posição que ao longo de anos de treino um contorcionista pudesse adoptar. É sim um exercício que implica muito mais do que mera contracção ou relaxamento de certos músculos. Nela intervêm outros ingredientes como domínio muscular, ritmo, respiração, concentração, equilíbrio mental, físico e paciência.


Sem comentários:

Enviar um comentário