sábado, 22 de abril de 2017

Reflexão # 99 - Puja e Tradição

imagem retirada da internet 

Puja é uma prática da tradição védica que coloca a nossa mente numa relação com algo maior que ela. Uma ferramenta que nos ajuda a estabelecer uma conexão com o mais intimo em nós, com uma inata devoção que não é criada à luz da mente mas reconhecida à luz da sabedoria de um coração que vê e sente a ilimitação do amor para lá da forma, tempo e espaço.
Partindo da experiência pessoal, a minha mente sempre resistiu a um processo de aprendizagem, como se não tivesse força para levar adiante método, disciplina, estudo. Como se houvesse necessidade de se esquivar diante das dificuldades e propostas. Aprendeu a desvalorizar, a alimentar um senso de incapacidade e autojulgar-se inferior. Competir, mostrar-se capaz, sabedora sempre lhe pareceu uma carga de trabalhos sem sentido e que por isso não a estimulavam.
Desejava aprender porque é bom, dá prazer, é útil, contribui, tem valor e para estar no mundo seria o suficiente.
Pois bem, hoje reconheço com felicidade e satisfação que todas essas práticas e disciplinas, de facto têm muito mais para nos confidenciar do que meros procedimentos que têm o seu valor, propósito, intenção.
Quando a dor aperta e o compromisso é consigo mesmo e sob sua responsabilidade, fazer puja é um abraço, uma mão que passa no rosto e um coração maior que nutre outro coração ferido, meio perdido e com genuína vontade de se encontrar. Penso que com o tempo há-de ser sempre aquele encontro onde reverenciamos, prazerosamente, a nossa natureza primordial, seja lá o que isso for. Todos os procedimentos e disciplina envolvida, tomam a forma do amigo, o verdadeiro amigo. Aquele que em silêncio se faz presente para te ajudar. Que contribuiu diante das tuas dificuldades com a firmeza e doçura de um velho sábio que por detrás de uma postura séria se alegra e satisfaz com a tua força, capacidade, inteligência, dedicação e entusiasmo. Que mantendo-se equânime celebra cada conquista, superação de obstáculo, desejando que brilhes com todo o teu esplendor.
Disciplina pode transformar-se em algo capaz de nos dar imenso prazer e todo o processo intelectual, uma pintura que se aprecia a cada instante.
HarihOm
Sónia A. 

Sem comentários:

Enviar um comentário