segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Reflexão #23 - A Cultura Geral...

                                                       imagem retirada da internet

Sempre me questionei bastante com o critério de avaliação “cultura geral”. Lembro de padecer horrores com a ausência de predisposição interna para memorizar tantos nomes supostamente importantes, que para piorar em nada despertavam o meu interesse, curiosidade de saber e reter. Lembro de me condenar por tal. Pois o meu desinteresse era bem maior que a minha ambição de ser um “ás” a cultura geral. E isso, isso era tomado em linha de conta na hora de “rotular” alguém de muito ou pouco inteligente, de muito ou pouco interessante e por aí fora. Óbvio que ninguém gosta de ser “rotulado” de burrinho, ou ignorantezinho, coitadinho… pois isso não te espelha de verdade. Profundamente, tu sabes que não és isso e que tal julgamento fica muito aquém daquilo que tu sentes ser. E é muito triste permitir que alguém possa fazer tal coisa contigo. Em todo o caso somos permissivos e até sorrimos. Como nos maltratamos!
Hoje, e revendo tudo aquilo que um dia me fez crer ser mais ou menos, muito ou pouco e ainda ouvindo “ Mas como é que tu não sabes? Onde anda essa cultura geral?”, predisponho-me a analisar o facto e sinceramente não encontro qualquer sentido lógico para que isso seja tão importante, necessário e critério para o quer que seja. Cada ser tem um determinado tipo de mente, determinado tipo de valores, interesses, curiosidades, gostos e aversões, que logicamente irão contribuir na hora de ouvir, memorizar e reter. Porque razão tenho de saber o nome do Presidente da França? Para além de não me interessar por política, o Presidente é uma pessoa que desempenha um determinado papel, que tem família, necessidades, os seus gostos, as suas aversões, a sua história e que por não ser diferente daquilo que eu sou, me basta! Como alguém pode ser avaliado segundo este critério que depois de bem amassado, mastigado em nada contribuiu para a minha felicidade?! Como alguém pode incutir tais valores numa escola? O que andamos a priorizar afinal?! Quem conhece a Diana que está a fazer um trabalho memorável no Quénia? Será que alguma vez isto seria pergunta para um teste de cultura geral? Ou quem é Swami Dayananda? Ou quem é aquele palhaço de nariz vermelho que todos os dias leva sorrisos e gargalhadas a tantas crianças oncológicas?!
Enfim… é pobre a forma como usam esse critério para avaliação, posição e distinção…
Portanto, vale a pena pensar nisto toda a vez que alguém decidir te rotular de acordo com o muito ou pouco culto. De verdade isso é muito superficial para expressar o que efectivamente és e podes, ignorando o nome do Presidente de França, todas as capitais do mundo, rios, etc. 
Om
Sónia.    

Sem comentários:

Enviar um comentário