domingo, 8 de julho de 2012

Colocar rédeas aos cavalos...

Hoje após prática de astanga participei num satsanga bem "produtivo"! Falámos do épico Bhagavad Gita, dos conflitos do princípe Arjuna na hora de cumprir o seu dharma, da sabedoria de Krishna que lhe desvenda a verdade suprema e do como tais ensinamentos podem e devem ser aplicados na vida de quem busca a paz, o amor, a felicidade, plenitude, liberdade e transcendência.
Quando assumimos um compromisso de querer buscar a verdade de quem somos, como somos e porque somos, quando decidimos ser conscientes de nossos pensamentos, sentimentos e emoções, quando queremos que a nossa ação seja congruente com o que achamos que é o certo, vários são os conflitos que se estabelecem na nossa mente, no nosso coração. Tal como Arjuna, o desejo é desertar, é fugir, é desistir, é contornar o obstáculo e permanecer na ignorância. Krishna mostra-lhe o caminho, revelando-lhe o conhecimento e a sabedoria capaz de o livrar da dor e sofrimento.
Tomar as rédeas da mente não é fácil para esta comum mortal que um dia decidiu querer conhecer um tal de Yoga. Não procuro apenas a prática do àsana que me dá um corpo forte, flexivél, consciente, cheio de energia e vitalidade! Procuro a minha natureza! Procuro a compreensão dos meus sentimentos, da minha ação, dos meus desejos, das minhas paixões, do meu descontentamento, das minhas dúvidas! Pretendo destruir tanta amarra interior! Pretendo aprender a amar! Pretendo me tornar um ser melhor!
E como alcançar tudo isto se permanecer de "olhos fechados", "ouvidos tapados", "mente fechada", apenas porque é cómodo e fácil? De que me vale apenas superar um desafio fisico se não me permito superar os desafios que a mente me coloca? Na verdade o desafio fisico é coisa pouca...és tu, o teu corpo e a tua mente ...agora quando és tu, o teu corpo, a tua mente, e pessoas que também sentem, que também pensam, que também têm emoções o desafio é bem diferente!
Óbvio que há conflito! Óbvio que há confusão! Óbvio que me sinto um Arjuna, versão princesa (risos), em plena batalha! Óbvio que preciso de um Krishna que ilumine a minha mente!
E mais óbvio ainda é que preciso de muito Yoga! (risos)

Sem comentários:

Enviar um comentário