segunda-feira, 16 de julho de 2012

Krishna diz a Arjuna...

" Estando firme no yoga, faça ações abandonando o apego, tendo a mesma atitude frente ao sucesso e ao fracasso. Ó Arjuna, a atitude de equilibrio é chamada yoga."

"Quando a sua mente, atormentada com declarações dos Vedas, ficar livre de agitação e firme no Atma, então você alcançará yoga."

E Arjuna pergunta:

"Qual a descrição da pessoa cujo conhecimento é firme e está estabelecido em Atma? Como a pessoa de conhecimento firme fala, sente e anda?"

"Arjuna, quando um individuo deixa de lado todos os desejos que entram em sua mente, estando satisfeito em si mesmo, através de si mesmo, então é dito que seu conhecimento é firme."

"Aquela pessoa isenta de desejo, medo e raiva, livre da sede por prazeres, não afetada por situações adversas e cujo conhecimento é firme, é chamada de sábia."

Estou a ter mais uma oportunidade de ouvir os ensinamentos contidos em Bhagavadgita!
Como diz a professora Gloria Arieira, "Gita fala diretamente ao coração das pessoas. As dúvidas e dificuldades de Arjuna em relação a si próprio e à melhor maneira de se conduzir na vida, são as mesmas de todos nós."
Incrível como milhares de anos passam e esta obra cabe nas nossas vidas, nas nossas ações! Quem a estuda e lê identifica-se com as dúvidas, medos, desejos e conflitos de Arjuna. É uma oportunidade para aprender a se autoconhecer e como ter uma vida de equilíbrio e pura felicidade.
O Yoga ganha outra dimensão quando estudamos estas obras sagradas. Deixa de ser só uma prática de posturas fisicas que trazem alinhamento, flexibilidade, força, energia. Deixa de ser só um exercício respiratório que equilibra as emoções. Deixa de ser só uma técnica de relaxamento que nos permite vivenciar momentos de paz interior. Trata-se de toda uma conduta que permite a possibilidade de paz, felicidade e plenitude, permanente, em cada umas das ações na vida.
Quando há uma predisposição para entender tais valores fica fácil concluir que eles são lógicos! A tarefa difícil será sempre a ação! As tendências do nosso ego são fortes! O poder dos nossos sentidos é imenso! A estimulação externa é constante! Estar atento, consciente e com toda a capacidade de discernimento em cada ação, é um verdadeiro desafio!
O ásana, a meditação, o mantra, os pranayamas são instrumentos de trabalho que preparam a mente para receber tal conhecimento.
Como praticante de astanga vinyasa yoga posso perceber que é possível sim, caminhar nessa direção de consciência, autoconhecimento, autocontrole e discernimento. Algumas transformações na atitude, forma de estar na vida, forma de agir e ser, são notáveis! Caminhar em direção ao estado de yoga é real!
O primeiro passo será mesmo a motivação pessoal em querer ativar esse estado...

Namastê




Sem comentários:

Enviar um comentário