quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Reflexão # 36 - As Vozes do Ego...

imagem retirada da internet

Estas palavras surgem de uma reflexão sobre ego, do como nos podemos equivocar quando o abordamos e do quão importante é reconhecê-lo. 
Várias vezes ouço, num tom de revolta e desconsideração, o individuo que aponta e julga outro individuo porque alimenta o seu ego. No meio de tanta emoção acabo por ver dois egos, onde um ego aponta o outro ego. Um valoriza algo que não encontra no outro e com facilidade se alimenta do facto, criando separação.
Outra coisa que já ouvi foi: “estou a matar o meu ego”. Ego não se mata e essas palavras são proferidas pelo desejo do próprio ego. Se assim fosse talvez nem sequer estivéssemos nesta jornada de busca e entendimento de quem sou. O ego tem o seu papel e o que podemos vislumbrar é uma espécie de purificação, uma qualificação para que a mente possa ver além de si mesma. 
Então, toda a vez que uma voz interior condene, aprove, desaprove, julgue, avalie fazendo-me crer que o outro é desadequado, diferente, separado de mim, saibamos que é função do ego. Não há nada de errado contando que não me identifique com tal e tome as suas dores. Inclusive esse mecanismo serve para me posicionar, dinamizar. Que o use a favor de um reconhecimento e entendimento profundo de quem sou, imutável, sempre presente e não separado do todo.  


Há uma voz dentro de nós que aponta, julga, avalia, separa, determina…
Ela assume diversos tons, ritmos, melodias…
E conduz-nos por entre variadíssimas danças…
Umas com o dom de nos libertar outras com o dom de nos avassalar…
Se uso essa voz para me ver dançando, cônscio de que não sou dança nem dançarino, contribuirei para uma alquimia mental e rejúbilo…
Eu, o outro, a dança, o dançarino, dançando, sou…
 Se a uso crente que sou dança, dançarino dançando, contribuirei para me colocar à mercê…
Do prazer, desprazer…
Do certo, errado…
Do mais, menos…
Bom, mau…
Do sofrimento…
Eu, o outro, a dança, o dançarino, dançando, separados, desintegrados… 

(Sónia Andrade)

Sem comentários:

Enviar um comentário