sexta-feira, 3 de março de 2017

Reflexão # 92 - Pessoa Bem Resolvida? Ser Alguém Na Vida?

imagem retirada da internet 

Por muito tempo escutei “pessoa tal é bem resolvida” e questionava, “o que é ser bem resolvida?” Também escutei algumas vezes “Assim não vais ser ninguém na vida” e questionava “o que é ser alguém na vida?”.
Por muito tempo observava o mundo e era tanta inquietação dentro de mim que aprendi a auto julgar-me problemática, imatura, cheia de dúvidas existenciais, inconformada, ingrata e um caso perdido. Sem saber o que buscar, onde buscar, refugiava-me nas fantasias, nas lutas e conquistas por alcançar uma pessoa bem resolvida e que é alguém na vida. Aprendi a olhar ao meu redor e a ir atrás do que parecia ser uma boa e por vezes revelde conduta, uma saída bem-sucedida e sobretudo apoiada, aprovada, admirada e reconhecida pelos demais. A vida montou-se numa busca superficial, frágil e longe de ser uma verdade, cujo corpo e mente são capazes de reconhecer.
Hoje entendo que é ilógico procurar ser uma pessoa bem ou mal resolvida e que é esse tipo de discurso, ilusão que faz de nós um problema. De verdade, nós não somos um problema. Ele não é mais do que uma criação para poder entrar num jogo que nos vai revelando o real propósito da vida e o que é humanidade.
Tomamos o relativo por absoluto e atormentados entramos numa perfeita loucura que parece não ter fim. Se hoje sou bem resolvido porque encontrei um trabalho, relacionamento, que preenche as minhas expectativas, sonhos, desejos, amanhã serei mal resolvido quando deixar de preencher. Porque a natureza dos sonhos, desejos, objetivos, metas, ideais é a volatilidade, impermanência e a infinidade. A vida é possibilidade, oportunidade e tende para infinito.
Não quero com isto dizer que pessoas não devem sonhar, trabalhar e relacionar-se mas que o possamos fazer conscientemente e com leveza. É muito fardo às costas que não nos pertence. Precisamos ir largando. Talvez ser alguém na vida vá ao encontro desta realidade e talvez por isso possamos respirar mais profundo e amorosamente.
Viver para ser é muito cruel e doloroso. Como nadar no sentido contrário dum rio que flui na direcção do mar…
Desperdiçamos energia, dons e talentos que se descobrem na harmonia com o movimento do rio. Talvez ao longo do caudal possamos nos deparar com grandes bloqueios, obstáculos, dificuldades mas eles estão na ordem certa de todo o movimento, precisando apenas que façamos a nossa parte para o limpar.

HarihOm
Sónia A. 

Sem comentários:

Enviar um comentário