terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Reflexão # 90 - A Importância Das Tradições de Ensinamento

imagem retirada da internet 

Sofrimento é uma espécie de droga injectada aos personagens que habitam a mente, viciando-os e impulsionando-os a correr atrás de novas e outras doses, capazes de curarem momentaneamente um estado de ressaca. Podemos perceber como actua no nosso corpo e mente e o primeiro passo num processo de cura, é expor-se à ressaca e munir-se de ferramentas que fomentem firmeza, amor, compaixão, vontade própria, genuíno desejo de se libertar, pensamento crítico, questionador e predisposição para se abrir à nova experiência.
Sofrimento é só um estado alterado que nos conduz numa espécie de alucinação relativamente à realidade. É prazeroso e capaz de trazer até nós momentos de felicidade, paz, libertação, expressão como também doloroso, capaz de trazer momentos de raiva, ódio, violência, angustia e aflição. Transitamos por eles incessantemente até à exaustão e entendimento de que me tornei um dependente patológico, que se contorce quando é convidado a reconhecer outra realidade.
O processo é tão delicado e preciso, que não se atravessa de forma autodidata e por si mesmo.
São necessários remédios e uma espécie de médicos da selva que extraem o veneno e apresentam antídotos. Por essa razão existem métodos e tradições de ensinamento que atravessam os tempos, as décadas, os milénios, sempre atuais e indo ao encontro da experiência humana.
Não é um conhecimento como todos os outros e ainda que o possamos buscar com a ilusão de tal, saberemos tarde ou cedo, da sua preciosidade, subtileza e pura inteligência.
É misteriosa a forma como chega até nós e isso confere-lhe a beleza capaz de nos humildar e capacitar para o receber.
Que possamos agradecer a bênção de entrar em contacto, isso já é um mérito.
Depois, que possamos orar para que ele chegue até nós da forma e no tempo que é preciso.
O desejo está iluminado e o restante é por conta de Deus.

HarihOm
Sónia A.  

Sem comentários:

Enviar um comentário