quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Reflectindo...



Hoje dou comigo a pensar porque é tão natural o impulso de "apontar o dedo" às acções de alguém! Ao observar a minha filha enquanto brinca com as bonecas constato que até ela, no auge dos seus 2 aninhos, o faz! Analisando a situação concluo que é isso que ela observa à sua volta...então é isso que ela reproduz! As regras, os limites a educação são factores que orientam o nosso crescimento e desenvolvimento mas é importante perceber em que valores se baseiam.
Na escola, em casa, no mundo, crescemos não apenas para aprender, desenvolver, criar, ser e fazer! Crescemos para competir, ser os melhores, ter sucesso, ser reconhecido, ter uma boa casa, um bom carro, uma situação financeira cómoda, viajar o mundo, comprar a beleza, a estética, o bem-estar, o equilíbrio! Crescemos com o síndroma do ser bem-sucedido e com a imagem de que isso é o “ser alguém na vida”! Aprendemos a olhar uns para os outros como o amigo, o inimigo, o bonito, o feio, o popular, o parolo, o inteligente, o “burro”, o rico, o pobre, o interessante, o chato, and so on. Criamos rótulos, imagens, preconceitos, ilusões, ideias e óbvio, sentimentos e emoções proporcionais. Desenvolvemos o stress, a angústia, a frustração, a ansiedade, a depressão, o medo, a inveja, o sofrimento, o ciúme, a ganância, o desespero, a tristeza, a baixa auto estima, a insegurança, a arrogância, o ódio e nem questionamos! 
“Apontamos o dedo”, agimos impulsivamente, julgamos, rotulamos, mal dizemos e falamos sem pensar, sem tentar compreender! 
Na verdade não somos educados para pensar e reflectir! Fugimos da nossa verdade e tornamo-nos inimigos! E paz, simplicidade, contentamento, aceitação, humildade, generosidade, gentileza são coisas de gente resignada e conformada com sua “sorte”! 
E assim vamos caminhando por essa vida fora desperdiçando a oportunidade de saber a tamanha beleza que existe em cada um de nós e como podemos ser um todo em paz e harmonia.
Permanecemos escravos no mundo da imagem e ilusão!


Sem comentários:

Enviar um comentário