quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Yoga e as Crianças...


Um dos trabalhos que desempenho é levar até às escolas o yoga. Na verdade uma grande bênção para quem trilha este caminho do entendimento de si mesmo. Posso sentir o prazer, a alegria de estar a contribuir para a vida de alguém e simultaneamente para a minha. Expor-me diante de um grupo de crianças e tentar transmitir-lhes algo que possa ser útil para um crescimento em harmonia e equilíbrio, reconhecendo o amor, a beleza de ser e existir, é a maior de todas as motivações. Em todo o caso ela pode ser atraiçoada pelas expectativas criadas relativamente à performance de uma aula, à performance das próprias crianças, ao resultado, etc. Se por um lado eu pretendo transmitir um conjunto de técnicas físicas, de respiração, relaxamento, meditação, por outro, pretendo fazê-lo com o interesse espontâneo e livre da criança. E esta tarefa, que aparentemente parece poder ser tirada de letra com a maior das facilidades, não a é. Constato que se torna fundamental um amadurecimento emocional, um entendimento dos nossos sentimentos, dos nossos padrões de pensar e agir, para que possamos desempenhar um determinado papel com a firmeza de propósito, com a ousadia de criar e recriar, com a humildade de questionar e se questionar e com a coragem de reconhecer a criança que também há em nós. Cada vez que me desloco a uma escola para dar uma aula de yoga, penso que estratégias usar para captar atenção daqueles pequenos seres, naturalmente curiosos, energéticos, criativos e lhes ensinar uma determinada ferramenta que contribua para se conectar a si mesmo e o quanto isso é valioso no seu crescimento. Lá chegando deparo-me com crianças com tanta necessidade de extravasar, de se movimentar, expressar, que sentar para me ouvir, aprender, sentar para respirar ou deitar para relaxar, é um enorme desafio. Aí, entra a firmeza de propósito quando me proponho a desempenhar este papel… e ousar que se crie um aparente caos numa sala, um aparente reboliço e pelo meio uma acção que desperte a curiosidade de uma criança… encher um balão, cantar uma música na viola, imitar um macaco, fazer simplesmente silêncio e porque não contar-lhes da minha frustração por não estar a conseguir que me ouçam e pedir-lhes que colaborem, que contribuam…
Se é maior a minha ânsia de ver objectivos atingidos à luz da perfeição com que uma criança faz uma postura física, ou o quanto ela é obediente na hora de sentar, fazer um exercício de respiração e como ela fica quietinha na hora de relaxar, usando o autoritarismo, coagindo-a, recompensando-a porque fez tudo direitinho, é garantidamente como plantar uma sementinha que cresce “torta” num lindo e pomposo vaso…

Vale a pena reflectir sobre isto. Questionar as nossas acções, motivações, convicções. E aproveitar a bênção de estar perto de crianças para também crescer e aprender com elas. 
Om
Sónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário