domingo, 26 de abril de 2015

Reflexão # 46 - Empatia versus Ser Empático...

imagem retirada da internet

Quantos de nós já não expressou para outro, com toda a sua espontaneidade : “gosto de ti pá!”  
E porque o fazemos tão instintivamente? Sem necessidade de pensar, justificar o quer que seja?
Falando pessoalmente, e porque já me vi numa dessas espontaneidades, como se sentimento, pensamento e fala estivessem completamente alinhados, entendo que não é mais do que o outro faz reconhecer em mim. A forma como se apresenta em palavras, gestos e atitudes faz ressoar no coração uma vibração positiva, serena, desprendida e natural. Não se trata de uns serem melhores que outros, mais ou menos especiais. Não se trata de criar o grupo dos que gosto e os que não gosto. Trata-se de reconhecer no outro, o simples, o natural, o livre, o espontâneo, o amoroso, que habita em mim. Como se de um espelho se tratasse.
Um sentimento que não vem meramente com um acto ou palavras simpáticas, nem tampouco com um permanente sorriso rasgado… é um sentimento que advém de um olhar que é puro, despretensioso, de palavras simples e verdadeiras e que portanto carregadas de sabedoria, de uma equanimidade perante o elogio ou critica, de uma serenidade inabalável no tumulto de emoções, pensamentos, proveniente da lucidez.
A empatia que me permite sentir unido, próximo e não diferente do outro não nasce do querer ser empático… não nasce das mais sofisticadas lições sobre rapport, programações neuro linguísticas e o tudo que aí se encontra disponível para apetrechar a nossa mente e proporcionar-lhe uma eficiência no mundo, nas relações. Ainda que tudo isso tenha o seu lugar e espaço, a sua função e beneficio, é pouco para uma verdadeira conexão. Aquela que se dá no mais intimo e profundo de nós. Que de poucas palavras necessita. Que dispensa simpatias. Que privilegia o silêncio à conversa da “treta”. Que não separa ou divide. Que não te amarra ou aprisiona. Que não te ilude. Que é livre do eu, meu, teu e que portanto isenta de toda e qualquer fantasia ou projecção mental.
Muitas das vezes avaliamos as nossas relações amorosas e até mesmo de amizade muito superficialmente, julgando, sem qualquer objectividade e entendimento, o que se apresenta externamente a nós. E é essa errónea percepção que conduz as nossas escolhas e decisões. Efectivamente, elas parecem não ter fim… a todo o momento o acto de um amigo vai ferir e logo estamos prontos para apontar o dedo, culpabilizar, cortar, afastar, mostrar raiva e indignação, baseados num facto externo que tantas vezes é percepcionado de um modo diferente… lógico… a única linguagem comum é a do coração… é a que faz de nós humanos, que sentem, necessitam e que portanto nos permite empatizar, unir…
O mesmo se passa nas relações amorosas… a qualquer momento eu escolho e decido baseado no que o outro faz, não faz ou poderia fazer. Como se o facto e pessoa fossem solução para o meu vazio existencial, para a minha ferida, para a minha carência, solidão, medo… igualmente sem fim… nada nem ninguém tem essa capacidade… e que triste colocar tal responsabilidade nas mãos de outro… que pobre e cruel jeito de amar…
Que possamos nos olhar com mais pureza, humildade…
Om 
Sónia.
  


Sem comentários:

Enviar um comentário