quarta-feira, 11 de julho de 2012

Basta! Quero entender o meu sofrimento...

Através da prática física, que requer concentração e foco, podemos perceber o quanto nossas emoções influenciam a ação. Deixar a mente entregue à imaginação, aos pensamentos soltos e descontrolados é permitir ser dominado pela emoção e perder o controle sobre a capacidade de nos focarmos em algo. 
Superar tal limitação será o maior dos meus desafios! Outrora, em momentos críticos, completamente entregue à emoção e aos pensamentos de incapacidade, insegurança e medo, era o fugir de mim mesma e de ações, que "solucionavam" o problema. As emoções eram as maiores responsáveis de criação de necessidade para mim! Hoje vou comprar aqueles jeans porque me fazem um corpo bonito! Hoje vou aprender a tocar guitarra porque é bacano estar no mundo da música! Hoje quero ser cantora porque é show! Hoje quero ser uma empresária de sucesso porque é o que está a dar, é o que tem saída, é o que dá guito! Hoje vou malhar porque os meus glúteos e os meus seios estão a ficar caídos! Hoje quero aprender a sambar porque é sensual! Hoje vou beber uns copos para esquecer! Hoje vou fumar um charro porque fico curtida! Uma roda viva de ações movidas pela emoção, pelo sentimento de carência, insatisfação e afirmação! Confesso que achava haver algo de errado...questionava-me muito! Culpava o meu jeito de ser e desejava mudar! 
Esta reflexão, este auto estudo, esta auto análise, possível quando decidimos procurar a verdade em nós, surge ao ler a tradução da professora Gloria Arieira, de Bhagavad Gita..." Faz-se necessário descobrir uma mente que diz "basta", quero entender meu sofrimento, sua causa e a solução para este problema fundamental do ser humano. Somente neste momento, a pessoa torna-se um buscador da verdade de si mesmo, um buscador da libertação do aprisionamento da roda do samsara, do continuo vir a ser."
Outrora sentia-me uma menina imatura, cheia de problemas existenciais, que não havia vivido todas as experiências capazes de trazerem o conhecimento certo, a força exata , a segurança precisa. Questionava porque razão eu era assim, porque razão eu valorizava tais coisas quando à minha volta isso era tão ignorado! Por vezes sentia-me um verdadeiro ET...
O yoga mostra que não sou a única nesta busca, mostra que foi importante vivenciar tais sentimentos, mostra que é possível transformar. 
É difícil, exigente, não há magia, leva tempo mas é real! É trabalho, dedicação e empenho para toda a vida em prol da preparação de uma mente capaz de conhecer e compreender.  
E vocês perguntam...ah e tal, agora que praticas yoga és "imune" ao sofrimento, à dor, ao desejo, à necessidade de prazer? 
E eu respondo...sou um pouco mais do que ontem e um pouco menos do que amanhã (risos)
E vocês perguntam...ah e tal, agora que praticas yoga já não cantas, já não danças, já não brincas, já não contas piadas?
E eu respondo...continuo a cantar com a diferença de conseguir ouvir a minha voz, perceber a minha respiração e observar as minhas emoções! Amo dançar, danço com a diferença de sentir as minhas pernas, o rebolado das minhas ancas e a alegria do meu coração! Brinco com a diferença de me conseguir sentir uma criança! Conto piadas com a diferença de elas serem um pouco mais inteligentes! (risos)

E é esta a minha reflexão do dia...
Namastê   

Sem comentários:

Enviar um comentário