sexta-feira, 6 de julho de 2012

A transformação e o Yoga


Hoje consigo ter consciência da minha alta tendência em romantizar os factos da vida. Aprender a viver desapaixonadamente é algo que não acontece da noite para o dia. E tal como o romance, nem sempre há lugar para um final feliz. E isso traz, para este ser que continua sua aprendizagem, algumas sensações e emoções desagradáveis.
Meu sádhna de hoje fez-me perceber que é possível sim, adotar uma outra atitude interior perante os factos da vida. Apenas devo escolher a que é certa. Se a transformação física depende das intenções corretas, da persistência, paciência, da aceitação, da compaixão consigo mesma, de estratégia, inteligência e determinação também a transformação interior disso depende!
As emoções, os sentimentos e pensamentos habitam o meu Ser. Reprimi-los, julgá-los negativamente porque não vão ao encontro do que é supostamente o certo é calar a verdade!E não é isso que pretendo...
A prática das técnicas do yoga desenvolvem isso mesmo! A capacidade de ser consciente de si. Estar presente e atento a cada momento, a cada fase da vida! Não queremos apenas o corpo forte e flexível, a pele bonita e a voz agradável! Queremos nos libertar das amarras internas criadas no tempo. Queremos ser plenos! Queremos que os sentimentos, pensamentos e emoções estejam em harmonia com a ordem das coisas, da ação! 
Outrora e antes de experienciar o yoga vivia numa verdadeira montanha russa de emoções com a diferença de não as aceitar! Meus dias eram uma espécie de guerra fria! Insatisfeita, deprimida, ansiosa, com medo, fechada no meu mundinho de ideias e pensamentos mas... inconformada, sonhadora e com enorme vontade de me permitir saber o que é viver com intensidade, felicidade e paz!
Faz um ano este mês que a verdadeira transformação começou...o meu corpo não é o mesmo...a minha respiração não é a mesma, minhas convicções mudaram, meus conceitos, os meus olhos enxergam diferente, meus ouvidos escutam diferente, o meu tacto não é o mesmo, os meus valores mudaram!
Deixei para trás um maço de cigarros por dia, a garrafa de whisky numa noite, a lasanha de carne, a feijoada com pé de porco, o grão de bico com mãozinha de vaca, as horas intermináveis em frente à TV, as horas intermináveis em frente ao espelho do quarto a dançar e cantar, as horas intermináveis apenas a sonhar e fantasiar!
O Yoga ensinou-me e continua a ensinar o que é viver aqui e agora, o que é agir, o que é fazer acontecer! Ensina o que é respeitar-me e respeitar!
Faz todo o sentido caminhar por esta trilha recheada de obstáculos e dificuldades!



Sem comentários:

Enviar um comentário