quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Reflexão #15 - Porquê ouvir vedanta?


Ouvir vedanta tem contribuído para estruturar o pensamento relativamente ao ser emotivo, psicológico e cognitivo que somos. Esse entendimento e compreensão por si só, já produz um determinado efeito. Um olhar mais solto e leve é percebido. Como se outrora nos encontrássemos num quarto escuro apavorados com o turbilhão de emoções e pensamentos e logo que uma brecha de luz se vê, esse pavor se vai desvanecendo… não porque as emoções e pensamentos não continuem no quarto… mas porque nele há uma brecha de luz, de conhecimento, de compreensão. 
Ouvir sobre o que faz de nós um ser humano e propor-nos a um olhar profundo, despido de tudo o que criámos e construímos ao longo dos tempos é uma viagem tortuosa, tenebrosa até… mas ao mesmo tempo de uma beleza incomparável e indescritível… a dor, o sofrimento, a tristeza que há no fundo do poço tem na sua base uma força sem tamanho que nos impulsiona a subir, um brilho e calor que nos ampara e embala na experiência de todas as experiências, que é a vida. Uma força que inspira a escrever palavras, que emociona e motiva a trilhar o caminho da verdade, despindo-nos de adornos, fantasias, fardos, para que assim nos possamos ver vulneráveis, simples, espontâneos e dignos da maior de todas as riquezas que é o amor. Felicidade será efectivamente o que sou, aqui, agora, rindo, chorando, vivendo devotamente esta passagem pela terra, contribuindo com o que tiver de contribuir e experienciando o que tiver de experienciar.
Esta atitude de entrega é realmente efectiva quando há compreensão clara, objectiva. E de forma inata confiamos e caminhamos para o vislumbre dessa realidade.
Só assim será possível olhar pessoas, situações e circunstâncias como objectos de conhecimento, objectos da consciência, permeados pela consciência, que é satcitananda, que é a natureza do Eu.  
Só assim nos poderemos ver como um ser livre de limitação e fonte de felicidade.
Sónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário