sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Reflexão #16 - Voa Borboleta...

imagem retirada da internet


Observando-me, observando situações, circunstâncias constato o quanto somos vítimas de nós mesmos, o quanto somos responsáveis não só pela escolha das nossas acções, como pelo processamento dos nossos sentimentos e emoções.
Não há nada de errado com as emoções! É uma bênção poder senti-las, experiencia-las. Elas são ferramentas para que nos possamos ver mais um tanto. Elas são a linha mestra que nos conduz ao entendimento da humanidade em nós, das necessidades que nos fazem olhar uns para os outros fundamentalmente, sem diferença. Emoções e sentimentos são o que são e estão aí para me ajudar, para me virar do avesso, para aprender amar e ser amado, para rir de alegria, chorar de tristeza, para sentir raiva com injustiças, para sentir revolta com incompreensões, para me posicionar, para decidir, para criar, para desejar, para me mover, fazer crescer, descobrir, reconhecer.  
Como vivemos em armaduras de ferro! Como nos defendemos do mundo, das pessoas, da vida! Como tememos nos ver vulneráveis, frágeis, carentes! E como desejamos descobrir-nos espontâneos, simples, amorosos, felizes e em paz!
Aparentemente um “beco sem saída” … a ânsia de controlar as pessoas, o mundo, a ânsia de ser amado, reconhecido, valorizado… a ânsia de ser especial, maior, melhor, diferente… a alegria porque tenho, a tristeza porque não tenho, a euforia porque consegui, o desespero porque não… a sede, o desejo de correr, fazer, saber, descobrir, experienciar, determinar… não tem fim… e neste movimento dinâmico, fluido, julgamos, condenamos, punimos pessoas, nós mesmos, ideias, situações, circunstâncias, apenas e só porque ignoramos que tudo é um mero espelho do que vibra em nós… um espelho que reflecte as minhas necessidades, as minhas carências, o meu amor frustrado, a cor, a luz que sou e não enxergo…
Culpa, medo, vergonha, depressão, raiva são meros "disfarces" de algo bem maior e belo sempre presente.  
Querer viver uma vida equilibrada, objectiva, focada e em paz, não passa por querer controlar emoções, ter domínio sobre as emoções ou o quer que seja… Isso será sempre uma busca sem fim, disfarçada em erróneas convicções de que afinal controlamos alguma coisa…
Talvez tenhamos de nos dar a oportunidade de viver e sentir emoções na sua plenitude… sem reprimir, sem condenar. Deixar que se manifestem, acolhendo e abraçando cada uma delas tal qual fazemos com uma criança.
 E de coração leve e solto, com mente desperta e aguçada, entender que a “saída” é reconhecer quem sou eu apesar de mim mesmo!
Como diz a Sara Tavares “ Voa borboleta, abri bôs asas e voá, mesmo se vida bai amanhã”
Om
Sónia

Sem comentários:

Enviar um comentário