sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Reflexão # 51 - Ano novo, vida nova?!



Ano novo, vida nova?! O que efectivamente muda? Não repetimos nós velhos padrões de sempre usando apenas uma nova forma de maquilhar a máscara?
Poderei eu assumir isso e ver-me autêntico, nu, vulnerável, condicionado, limitado, impotente e por isso livre, pleno, amoroso, compassivo e disponível para oferecer dons e talentos a uma mente que desce do trono de cabeça erguida, certa de que não quer aquele posto?

A transição de um ano para o outro é celebrado como um momento de renovação, de festa por mais um ano que se viveu, de reflexão, de balanço do que se perdeu, conquistou, dos sucessos, das alegrias, das tristezas e por aí vai. Cada um à sua maneira comemora de acordo com o valor atribuído a cada uma dessas coisas. Uns comem como se o mundo fosse acabar amanhã, outros bebem para esquecer, outros para extravasar uma aparente felicidade e alegria, outros chorando e lamentando uma triste sina, outros refastelando-se em luxo, soberba, outros rezando, confraternizando e comungando, outros criando rituais que exaltam a beleza da vida, mas todos movidos por uma força comum… a força de uma dor existencial.
Todos estamos num mesmo barco…. uns remando à frente, outros mais atrás mas juntos num mesmo sentido…
É bonito perceber como por instantes a mente humana é invadida por uma lufada de generosidade, bondade, votos cheios de felicidade, amor. Como se por instantes ela relaxasse e abrisse as suas janelas para receber alguns raios de luz, sol e calor. Uma super onda se forma e por momentos rende-mo-nos à evidência da nossa natureza amorosa, simples e espontânea.
Tudo certo mas insuficiente.
Insuficiente as palavras bonitas, insuficiente as palavras inspiradoras, insuficiente as doses de auto estima, insuficiente todas as infinitas formas de auto desenvolvimento pessoal, insuficiente a escuta dos mais entusiastas, envolventes, comoventes personagens com o dom da palavra, insuficiente, inclusive, a presença do mais sábio mestre. Insuficiente todos os sonhos do mundo, insuficiente toda a boa vontade, insuficiente toda a fantasia, magia e até mesmo a maior alegria.
Para que tudo deixe o seu carácter transitório, superficial, efémero e fugaz eu preciso ver além. Preciso tocar a dor existencial que não é só minha mas de todos. Para isso preciso desmascarar-me… preciso de força, coragem para olhar nos olhos o monstro em mim, criado na ardileza da mente e por vezes assumindo formas tão subtis, revelando-se nos gestos aparentemente mais puros e ingénuos. Preciso mudar o meu ângulo de visão e expandi-la. Preciso de atenção e humildade no coração. Preciso assumir o orgulho, a arrogância, ganância, o ciúme, a inveja, o medo, com toda a doçura, tolerância, desapego do coração, com toda a agudeza, clareza, lógica e objectividade da mente. Preciso colocá-la a serviço de algo maior que ela mesma, que lhe trará em gesto de oferenda a real vitória, o real sucesso, a real alegria e bem-aventurança… a luz, o amor, a liberdade que a sustentam e a possibilitam de criar um novo mundo, uma nova era, uma nova sociedade.

Que todos os seres sejam prósperos e felizes
HarihOm
Sónia.


Sem comentários:

Enviar um comentário