quinta-feira, 19 de maio de 2011

A anatomia e o Ásana


A anatomia humana é a ciência que estuda a estrutura e a organização, interna e externa, do Homem. É fundamental adquirir conhecimento dos vários grupos regionais, sistemas e fisiologia do corpo humano já que estão envolvidos na disciplina do Yoga.
O Yoga é um sistema que visa ajudar as pessoas a atingir o seu pleno potencial e uma consciência elevada, através de técnicas ancestrais que concorrem para o desenvolvimento de todas as faculdades humanas: físicas, emocionais, mentais e espirituais. O corpo é visto como um instrumento da mente que permite crescimento e desenvolvimento pessoal, bem-estar, felicidade, consciência corporal, alívio e prevenção do stress. Permite que cada pessoa trabalhe dentro dos seus limites pessoais em prol da saúde composta pelo exercício regular, respiração adequada, repouso, relaxamento, meditação, pensamento positivo, dieta saudável e equilibrada. Antigos yoguis desenvolveram esta técnica como meio de alcançar a harmonia dentro de si próprios e em relação com o meio ambiente. O yogi cuida do seu jardim (corpo e mente) na busca da plenitude e liberdade. 
O Astanga Yoga, ensinado por Sri K. Pattabhi Jois, é um sistema atlético e fisicamente exigente que assenta em 8 princípios: yama, nyama, ásana, pranayama, pratyara, dharana, dyana e samadhi. O Yama (princípios éticos) e nyama (autocontentação) perfazem um código de conduta que define a moral e comportamento do indivíduo. As ásanas e o pranayama disciplinam o corpo e a mente através de práticas básicas que conduzem à saúde física, orgânica, psicológica e mental. O Pratyara ou desapego do mundo exterior, desvia o fluxo dos sentidos, da percepção e dos órgãos de acção dos prazeres mundanos. O Dharana ou concentração prolongada, satura a mente até ela penetrar na origem da existência e a energia intelectual consciente se dissolver no centro da alma. E quando perdemos a noção da nossa existência fragmentada diz-se que atingimos o samadhi.

Sem comentários:

Enviar um comentário