sexta-feira, 20 de maio de 2011

As objecções à prática...

Diz o Professor Hermógenes na sua obra, Autoperfeição com Hatha Yoga, que as objecções que colocamos na hora de praticar não passam de racionalizações, ou seja, raciocínios bem engendrados com que a mente procura justificar-se por um fracasso, às vezes de origem inconsciente.
Foi inevitável rever-me nessas racionalizações quando deixo de praticar porque a filha não deixou dormir de noite, porque é urgente preparar as formações, porque é urgente lavar, passar, limpar e cozinhar, porque agora é hora do banho, depois é hora de mamar, enfim...
É certo que desempenhar todos estes papeis requer uma pormenorizada gestão estratégica, de tempo e que nem sempre é possível dispor de 1 ou 2 horas para praticar! Confrontada com esta realidade comecei por achar impossível dedicar-me a tal filosofia! Reprimi-me algumas vezes, até ao dia em que ouvi " É preciso relativizar", em que li " O yoga é desrepressor" e " Você também pode"! 
Reflectindo acabo por perceber que o importante é o yoga e suas técnicas estarem presentes todos os dias nos actos mais simples, como levantar abrir a janela e respirar profundamente, durante alguns segundos, a brisa da manhã. Ir até à sala estender o tapete e fazer 5 saudações ao sol. Lavar os dentes com os pés bem assentes no chão, com a coluna erecta, com o peso bem distribuído, com os ombros para trás. Tomar duche e fazer contracções abdominais, etc. Depois ter consciência dos sentimentos, pensamentos, actos e emoções. Aceitar e procurar melhorar a cada novo dia.
É um começo para adoptar o "regime do yoga". 
Pequenos gestos produzem tão bons efeitos em mim que vou querer caminhar mais longe neles! Apenas tenho de me permitir vivência-los! Hoje cinco saudações ao sol, amanhã dez! Hoje a mão pousa na canela, amanhã agarra o dedo pé. Como diz o Professor Hérmogenes "de grão em grão enche a galinha o papo". Haja persistência, amor e satisfação! 
     
Posto isto...

  1. Não declinar falta de tempo. Nós sabemos criá-lo
  2. Vencer a preguiça que alguns chamam de falta de coragem
  3. Assumir o comando de nós mesmos, começar a prática na hora predeterminada cumprindo o programa que traçamos
  4. Convencermo-nos que chegaremos a realizar com perfeição as posturas mais difíceis. É preciso persistir sem desfalecimentos, as compensações estão a nossa espera
  5. Mesmo quando nos sentimos fracos e adoentados devemos praticar escolhendo as posturas adequadas
Resumindo : A proposta é  vencer todos os obstáculos reais e imaginários e dedicar-se a este grandioso empreendimento que é o Yoga.

                                                     Fonte: Autoperfeição com Hatha Yoga de Professor Hermógenes


Sem comentários:

Enviar um comentário