quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Ayurveda

Outro tema que discutimos no segundo encontro foi ayurveda, palavra sânscrita que traduzida significa conhecimento da vida. Veda significa conhecimento e ayu significa vida.
A ayurveda faz parte da cultura do yoga. Defende, que tal como o Universo, também o corpo físico é constituído por 5 elementos base: o éter, ar, fogo, água e terra que influenciam a nossa fisiologia e determinam o equilíbrio ou desequilíbrio psicofisico. Segundo os seus princípios, esses elementos unem-se e determinam o humor biológico ou dosha de cada ser. Para a ayurveda existem três forças (Criação/movimento, conservação/transformação, união/resistência) que constituem a natureza e o ser humano. Estes tridoshas estão na base do equilíbrio ou desiquilibrio do homem e denominam-se de Vata, Pitta e Kapha. O Vata relaciona-se com criação e movimento, o pitta com conservação e transformação e o kapha por união e resistência.
Ayurveda e yoga são interdependentes. A ayurveda é a ciência  védica da cura do corpo e da mente que depende da auto transformação conseguida através do Yoga.
Falamos um pouco do que é Prakriti  e dos três Gunas (sattva, tamas e rajas) que se encontram presentes em toda a nossa acção e se organizam em prol do equilíbrio físico e mental.
O conhecimento ayurvédico é fundamental para uma alimentação e prática de yoga adequadas e em perfeita harmonia com cada um dos humores biológicos.


Nome recomendado: Márcia de Luca
Espaço virtual: Marcia de Luca 
                      Bem viver

Teste ayurvédico aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário