quarta-feira, 11 de maio de 2011

O primeiro encontro...

Os encontros de astanga vinyasa yoga são iniciados com prática matinal seguidos de transmissão de conhecimentos sobre a sua filosofia, história e técnica. 
A prática é constituida pela primeira série do sistema, chamada de yoga terapia ou yoga chikitsa,  que consiste na realização de Surya namaskar A e B seguida de posturas de pé e sentadas que purificam o corpo. Deve ser executada usando os bandhas, mula (contracção dos esfíncteres) e Udiyana (contracção da parte inferior do abdómen), e a respiração ujjayi ( respiração pelas narinas contraindo a glote tornando-se sussurrante). 
Iniciante que sou, senti dificuldades em coordenar o pranayama com as ásanas. A respiração tornou-se curta e rápida. Não realizei todas as posturas observando dificuldades de equilíbrio, permanência, flexibilidade, consciência corporal, alinhamento e força. Percebi a importância de ter todo o corpo activo, inclusive dedos das mãos e pés que devem estar bem abertos e o peso bem distribuído sob eles. Percebi ainda que é fundamental conhecer a intenção da ásana para ser executada de forma correcta afim de nutrir os devidos efeitos. 
Durante a prática, e no confronto com a minha realidade física, não fui indiferente a súbitos sentimentos de frustração e inferioridade. Sei que o yoga não é competitivo e que o efeito da prática é gradativo mediante a dedicação mas...não deixei de o sentir! O bom é que em momento algum tive vontade de desistir! Para além de pretender a auto superação é maravilhoso relaxar e ter tamanha leveza no corpo e na alma! E... é esta a altura ideal para iniciar o estudo. Falámos da história do yoga e a sua actual estrutura cronológica. Foi proposta uma reflexão quanto à importância do tema para nós e os vários pontos susceptíveis de causar polémica. Elaborei um trabalho que intitulei de "História do Yoga" apoiando-me na obra de Pedro Kupfer e em alguma pesquisa na internet. As principais dificuldades foram as relacionadas com o vocabulário sânscrito. Falámos ainda sobre a conduta ética (Yama e Nyamas) do yoga e a sua importância enquanto base fundamental. Várias são as questões que borbulham na minha cabeça! Qual o papel de um yogi na sociedade actual? Qual a actual mentalidade dos indivíduos? O que está por trás? O que aconteceria à sociedade actual se deixasse de ser capitalista? Quais as dificuldades que o aspirante a yogi encontra pelo caminho? Até que ponto a sua consciência ética não o leva à repressão?
Well, julgo que a prática, o estudo e conhecimento responderão a tais questões.                      
         

Sem comentários:

Enviar um comentário